top of page

EVENTO ABAF THE FOOTBAL FORUM em São Paulo



O primeiro evento internacional ABAF (Associação Brasileira de Agentes FIFA do Brasil), aconteceu em São Paulo, uma iniciativa do agente de futebol alemão, Roger Witman, da Rogon, empresa da Alemanha. Roger teve a ideia de engajar os agentes brasileiros e contou com o apoio do Jorge Moraes, presidente da ABAF. Na europa, Witman, juntamente com Jorge Mendes, Nino Raiola, criaram o THE FOOTBALL FORUM, uma associação internacional que visa união e bater de frente contra as imposições da FIFA para os agentes.

A ideia do evento foi aproximar a ABAF do THE FOOTBALL FORUM e iniciar um movimento de união na América do Sul para tentar impedir que a FIFA promova as alterarações no Regulamento e consequentemente, ter impactos fortes, tais como: redução ou extinção período de contrato jogadores menores de 18 anos, retorno da prova e o descredenciamento dos agentes, limitação do montante das comissões. Neste sentido, a FIFA propôs reformas com o modelo "10-3-3": 10% do valor da transferência do jogador como limite máximo à comissão recebida por parte do agente representante do clube vendedor; 3% do valor do salário bruto como limite máximo à comissão recebida pelo agente que representa o jogador; e 3% do valor do salário bruto como limite máximo à comissão recebida pelo agente que representa o clube comprador. Além disso, a FIFA pretende limitar as comissões para intermediários familiares dos jogadores que não são licenciados. Estas são medidas que a FIFA quer ver aprovadas ainda este ano (para entrarem em vigor antes na temporada 2023/24). Visando barrar e inibir esta movimentação, muitos dos agentes aliaram-se para processar a FIFA relativamente a estas reformas. O próximo passo é buscar apoio do Brasil.


Estavam presentes no evento: Tadeu Oliveira Junior, Shiu Yui Henry Lee, Roger Witman, Jorge Moraes, Maurício Nassif, Grupo Figger, representado por Stephanie Figger, Anselmo Paiva, outros agentes brasileiros, o Dr. Gustavo Koch Pinheiro, advogado da ABAF, Daniele Boncucci, diretor e advogado do The Football Forum, participou ainda Rafaela Pimenta, através de chamada de vídeo.


Alguns tópicos debatidos:


- Maior abertura da CBF com a ABAF: nova diretoria da CBF esta mais aberta ao diálogo, aproximação maior com a classe, foi realizada uma reunião na sede da CBF e contou com a presença da diretoria da ABAF. Na figura do Sr. Hélio, existe mais intenção de aproximação.

- CNRD: os casos envolvendo agentes chegam a 53% (cinquenta e três por cento) na CNRD, ou seja, mais que a metade dos casos em tramitação são envolvendo agentes de atletas. Portanto, os agentes são responsáveis pela sustentação financeira da CNRD e muitas vezes os casos demoram para serem julgados. Hoje, a ABAF esta com boa entrada na CNRD e visa melhorar esta relação.


- Maior abertura da ABAF: novos agentes, novas ideias, reciclar e fazer um evento em cada estado. Buscar novos associados.


- Possíveis impactos na CBF com novo Regulamento da FIFA: diminuir ainda mais a força dos agentes, o término da Representação Múltipla, salary cap (teto salarial) estabelecendo uma regra nos Regulamentos forma legalmente declarada que estabelece um limite de quanto uma jogador e um agente pode ganhar, a FIFA pretende publicar todos os dados das operações, nome dos envolvidos, endereço, valor de comissionamento, dados bancários, FIFA continua divergindo quanto ao valor de comissionamento, não faz sentindo dar aos clubes formadores apenas 5% e para os agentes um percentual maior. Estas mudanças entrando em vigor terão impactos direto no Regulamento Nacional de Intermediários da CBF.


Propostas da ABAF para Confederação Brasileira de Futebol:


- Mais Regulamentação da atividade de agenciamento


- Aprimoramento do site de cadastro dos Contratos de Representação


- Ajustar a proposta de comissão para o agente, exemplo pagamento de comissão de valor diferido (clube A e B). A questão do comissionamento futuro, se o agente participou da operação, tem direito em receber pelo trabalho realizado, desenvolvimento de um Código de ética para Agentes (sanções severas), uma proposta de melhoria da CNRD, apresenta um problema estrutural, pois as pessoas que lá estão não conhecem o modus operandi do mercado de jogadores. Infração grave o conceito de assédio sobre outro atleta, é preciso aprimorar, expandir e executar. A principal mudança é aumentar o prazo para poder entrar na CNRD estender este prazo de 2 anos para cinco anos.



 

CONHEÇA NOSSA IMERSÃO PARA O EXAME DE AGENTES FIFA


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page